domingo, 4 de abril de 2010

A páscoa cristã ( Modelagem )


A páscoa cristã lembra a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação.
A data da Páscoa foi determinada 325 anos de pois da morte de Cristo pelo concílio de Nicéia. A data em que a Páscoa acontece seguiu os padrões que já vinham sendo adotados por tradições antigas da Idade Média.
Os Judeus comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito que é relatado no capítulo 12 do livro Êxodo do velho testamento da Bíblia. O nome “Páscoa” vem do hebraico e significa: passagem, passar por cima. Esta festividade é comemorada até hoje por todos os Judeus do mundo. O próprio Jesus que era Judeu comemorava anualmente a páscoa seguindo as tradições judaicas.
Como a morte e ressurreição de Cristo ocorrem no período de Páscoa ocorre uma mudança importante que é introduzida nas religiões cristãs. A Páscoa deixa de ser a celebração vinculada a libertação dos Judeus e passa a ser a comemoração sobre a libertação do homem do pecado já que Jesus passa a simbolizar o corteiro que os Judeus sacrificavam na época de Páscoa.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Ficou determinado que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingoapós a primeira Lua cheia da Primavera que no Hemisfério Sul seria a primeira lua cheia do Outono. Desta forma o dia da Páscoa sempre acontece entre o dia 25 de março e 25 de Abril de qualquer ano.
Todas as religiões cristãs seguem este mesmo mecanismo para determinar sua data de Páscoa. Este tipo de data ou festa comemorativo é chamado de FESTA MÓVEL já que muda todos os anos.
A páscoa foi uma festa que em comportamental nós chamamos de comportamento regido por regras, na idéia do judeu o filho deveria aprender desde a infância os símbolos, significados da páscoa judaica.Não se podia perguntar o porque de tal festa, apenas se enfatizava a historicidade da festa e pronto aprendia a festejar. É um comportamento social que sofreu metas contingência (metacontingências dão conta de um tipo de evolução cultural, ou melhor, da evolução de certas práticas culturais (como definida acima) e também de certos fenômenos grupais que não envolvem evolução cultural.) O novo testamento já segue o mesmo a mesma modelagem, no entanto a sociedade moderna e pós moderna ela é mais líquida, flexível e se esquiva das regras, hoje alguns fazem da páscoa algo sem significado os mesmos não tem regras mas ao mesmo tempo fazem o que fazem por puro condicionamento grupal. Ou seja todo mundo comemora essa tal de páscoa eu também comemoro.
Nisso mudam-se as regras, os conceitos e pouco se sabe ou nada sobre seu próprio comportamento, então vem a troca o do ovo de chocolate, ou coelhos por seu significado real, a morte do Salvador Jesus.
Uma boa páscoa cristã a todos e com seus significados reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário