terça-feira, 13 de abril de 2010

Controle Aversivo


Antes de ler o texto:
Lembro a todos que apenas tento explicar os fenômenos que ocorrem em relação a visão cristã, teológica, eclesiástica, não significando que os comportamentos observados estão perfeitamente explicados baseado na teoria behaviorista.Não é minha intenção colocar Deus na caixa de Skinner junto com o homem e analisar seus comportamentos, mas naquilo que é possível podemos enquadrar Ambos dentro dos fenômenos observados.
Da mesma forma, explicar comportamentos não significa tratar o sagrado como ruins, pejorativa, ou errada. Afirmo apenas que busco explicar os comportamentos
Pois todo comportamento tem uma raiz.


Chamamos "controle aversivo" qualquer medida para controlar o comportamento de alguém que envolva lhe causar dor, desconforto, etc.


Na punição, o efeito aversivo é infligido para que a pessoa pare de fazer algo. No controle aversivo, esse feito é infligido para que a pessoa faça algo. OBS: Tanto um quanto outro geram efeitos colaterais de ordem emocional.

Certas igreja, não todas as denominações do cristianismo usam o controle aversivo para controlar o comportamento dos seus fiéis. Um exemplo são as ameças de ir para o inferno.
SE VOCÊ BEBER BEBIDAS ALCOÓLICAS,FUMAR, NÃO DAR DÍZIMO, VAI PARA O INFERNO.
O inferno é um efeito infligido para que o fiel faça algo, não beber, fumar, dar o dizimo.
O inferno pode ter um efeito aversivo, para que os fieis parem de fazer algo,p.e. exemplo beber.

Poderiam questionar:Deus não faz assim também?
A resposta é não.Deus não nos controla por controle aversivo.Essa é a idéia que muitos tem do todo poderoso, no entanto trabalha com recompensas.
No próximo post falamos disso.
E para quem esta acompanhando o blog, tenham paciência e não desistam nunca.
Sei que a medida que não existem novos textos isso pode induzi-los a uma extinção do comportamento de entrarem no blog.

2 comentários:

  1. Ouvi sua palestra ontem,primeiro gostaria de parabenizá-lo pela coragem de falar a respeito de Deus e comportamento,já que existem muitas pessoas que ainda não foram condicionadas a ver as possibilidades,estão presas a uma doutrina que para tal não teem explicação,mas são tão fiéis e fervorosos que darão muito trabalho e esforço para serem moldadas a ampliar os horizontes do conhecimento.Parabéns e muito Sucesso com a tua pesquisa!!!

    ResponderExcluir