
Durante muito tempo da história da igreja pregou o inferno ( hades ), o lugar de tormento eterno, onde os desobedientes a Deus serão lançado e enfim punidos.O inferno pode ser entendido na psicologia comportamental, vejamos:
Para alguns estudiosos apenas uma mitologia criada, outro para controlar o populacho mantendo uma moral desejada.
E para nós cristão?
Sem nos atermos aos termos etimológicos relacionados ao inferno, tenhamos apenas a idéia de punição.Os termos bíblicos sempre afirmam como um lugar onde o bicho nunca morre, de choro e ranger de dentes, com toques doloridos de tormentos e fogo.
Pouco se fala de inferno nos cultos evangélicos, a pregação de spurgeon com o titulo de pecadores das mãos de um Deus irado, seria reprovado nos dias de hoje. O povo quer ouvir sobre a vida terrena, bençãos temporais e curas do corpo...
Mas o inferno faz parte das doutrinas bíblicas pela qual da sentido e base a tudo quanto se faz no vida cristã nesta vida como no por vir.
Para teologia comportamental proposta neste blog, o inferno é um estimulo aversivo, e não punição.
Punição se caracteriza pelo comportamento que não exibido que vai gerar uma punição, p.e baixar a guarda em uma luta a punição será levar um soco. O estimulo aversivo neste caso será, o soco levado lembrara ele que baixar a guarda poderá levar um soco novamente. O soco causou dor e sofrimento então vou me comportar com mais atenção para não ser surrado novamente.
O inferno sempre nos lembra o sofrimento que o pecador terá que enfrentar caso continue exibindo o comportamento de transgredir contra Deus.
Deus disciplina quem Ele ama não significa punir, mas corrigir. Nosso Pai usa a correção para não sofrermos nesta vida.
Os mandamentos de Deus são regras para nos fazer feliz, nem deveriamos chamar regras,Deus deseja nos ajudar em nossa felicidade com o estimulo aversivo ( Inferno ), infelizmente respondemos melhor e mais rápido assim.
Do outro lado temos a recompensa, em termos comportamentais são mais duradouras que o estimulo aversivo.
O estimulo aversivo e a punição geram implicações, coersão e muitos fatores emocionais negativos.É ai que percebo a sabedoria de Deus, Ele exibe o estimulo aversivo e do outro lado a recompensa...
Acredite o inferno existe, mas o Céu ( eternidade ) também.Escolhemos baseado neste estímulo, e, Ele o todo poderoso é quem nos ajuda a perceber o que podemos escolher, como escolhas eternas...
Grande abraço a todos...
Hoje estou no norte do Paraná, no sitio num lugar chamado Bareirinho...
Post bem interessante,nunca tinha parado pra pensar por este lado.
ResponderExcluirGostei mesmo.
Parabéns
Psicologia barata... Estudem primeiro antes de postar... Uma mitologia grega e pagã adentrada no Cristianismo e falada como verdade universal
ResponderExcluir