UM DEUS QUE CONDICIONA.UM DEUS QUE REFORÇA COMPORTAMENTOS.UM ESTIMULO,UMA RESPOSTA E CONSEQUÊNCIA. UMA RESPOSTA AO PRÓPRIO COMPORTAMENTO DE DEUS EM RELAÇÃO A NÓS.
domingo, 29 de maio de 2011
Amor. Uma classe de comportamento.
Normalmente achamos difícil explicar o amor em palavras ou analisa-la no seu contexto.No entanto não podemos ser medrosos ao tentar falar de coisas complexas ou tidas como complexas e subjetivas.
Em analise do comportamento "amor" é uma classe de comportamento, pois se entende que esse comportamento ( sentimento ) é mantido por reforçadores.
Dizer que estou amando significa que estou sendo reforçado para isso, recompensado para isso, ou seja se alguém me tratou bem com palavra e atitudes que baseado na minha aprendizagem julgo carinhosas e até mesmo protetoras, direi que estou sendo amando alguém. Ao contrário disso se me tratarem mal, direi que não me amam.
Em resumo amor é uma classe de comportamento reforçado se denomina amor, e, se não houver reforço chamaremos de outras classe de comportamento, do tipo: ódio.
A bíblia nos ensina que devemos amar os nossos inimigos: “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama sua chuva sobre os justos e injustos.” Mt 5.44
Este ensino transcende a uma simples classe de comportamentos, mas no entanto não coloca em choque com a analise do comportamento, pois chamamos o ensino de Jesus aplicado neste contexto de comportamento encoberto (um comportamento que apenas quem o emitiu percebe). Não seria apenas um condicionamento para não agir contra os que não nos amam, pois um condicionamento não sobreviveria as contigência e estimulos aversivos do cotidiano.
Aqui está um espaço onde as idéias cristãs se mantém vivas como uma modelagem, mas Deus é o seu reforçador, mantenedor deste comportamento.Em uma análise funcional diriamos que o que mantém esse comportamento é o sujeito Deus.
O ensino de Jesus afirma que é melhor dar do que receber, logo um cristão ele trata o seu inimigo como amigo ( ele ama o inimigo ) gerando nele uma nova aprendizagem e modelando a um comportamento igual ao exibido pelo cristão( ser filho de Deus )
Loucura isso! Mas é a fato.
Amor é uma classe de comportamento sim, e mantido nesse versiculo analisado pelo ensino cristão ( operante encoberto ) Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante a proposta do teu blog! Vou procurar acompanhar as atualizações!
ResponderExcluirConcordo com o q vc disse rs... o amor não é um sentimento (e sim comportamento)!
ResponderExcluirAlém de Jesus ter ensinado amar ao próximo e até os inimigos, ou seja, agir em/à favor de alguém, o apóstolo João tbm reafirma que o amor é uma classe de comportamento: "Filhinhos, não amemos de palavras nem de língua, mas de fato e de verdade" (I João 3:18)